• Larissa H. Sayuri.

Método Montessoriano.


Para quem gosta de ler e se debruçar sobre uma vertente de possibilidades pedagógicas, o texto se torna necessário e esclarecedor.

Boa leitura

PRÁTICAS SENSORIAIS E COGNITIVAS - Falando um pouco do Método Montessoriano.

Através do curso Práticas Sensoriais e Cognitivas, cria-se a conexão entre os métodos Montessorianos - técnica com práticas que auxiliam no desenvolvimento do sistema sensorial - e as várias linguagens artísticas.

Além do embasamento pedagógico e a abordagem diferenciada, as aulas são acompanhadas por música, dança e as artes visuais, tudo com o objetivo de educar artisticamente e permitir que a criança se expresse livremente com exercícios sensoriais.

A educadora também trará em suas aulas materiais não convencionais, tais como frutas, folhas, objetos com diferentes texturas etc. trazendo ricas experiências.

Assim, utilizando o método Montessoriano como base pedagógica, a educadora visa respeitar a individualidade de cada criança, dando suporte às suas necessidades físicas, emocionais e intelectuais. A educadora deve ser uma grande observadora e amiga de cada aluno.

É muito importante que aconteça o momento entre ambos. Tomar conhecimento sobre o gosto e a opinião da criança é também respeitá-la. O método Montessoriano tem como base três pilares: Adulto Preparado, Ambiente Preparado e Criança Equilibrada.

1 Adulto Preparado: Além de tomar conhecimento científico do desenvolvimento da criança, é também conhecer a si próprio. “A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade.” - Maria Montessori

2 Ambiente Preparado: Uma sala organizada com materiais e brinquedos ao alcance da criança é de grande importância para um bom desenvolvimento de sua autonomia. É necessário que haja apenas objetos que serão usados pelas crianças, dispostos de modo minimalista. "Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente." - Maria Montessori.

3 Criança Equilibrada: Montessori dizia que as crianças possuem um guia interno. Este guia é o que faz a criança tomar conhecimento sobre os principais aprendizados que a ajudará em sua própria sobrevivência. Hoje há estudos da neurociência que comprovam este “guia”, que na verdade são substâncias liberadas no cérebro que indicam o que se deve prestar atenção e absorver, pois a principal aprendizagem do ser humano é a linguagem, seja sonora ou não. “A primeira premissa para o desenvolvimento de uma criança é a concentração. A criança que se concentra é imensamente feliz.“ - Maria Montessori

Além de todo o processo educacional eficiente e capaz de extrair do indivíduo o que ele tem de melhor, a educação Montessoriana é aclamada em todo o mundo. Abaixo, seguem alguns depoimentos relevantes de quem experimentou e vivenciou esse processo educacional .

Sergey Brin (Co-fundador do Google): “Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. […] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori”.

Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura): “Não creio que haja um método melhor que o Montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida”.

"De todas as coisas, o amor é a mais potente". Maria Montessori

#arteeducaçãométodomontessorianopedagogiad

0 visualização

ONDE ESTAMOS

UNIDADE I (ARTES)

Rua: Cantagalo 1984 - Tatuapé

Telefone: 11 9 3152 6865

UNIDADE II (DANÇA)

Rua: Cantagalo 1778 - Tatuapé

Telefone: 11 9 3152 6865

CONTATO

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

contato@escolasymphony.com.br

OUVIDORIA

ouvidoria@escolasymphony.com.br

MARKETING E PARCERIAS
sntthiago@escolasymphony.com.br

TRABALHE CONOSCO/ FUNCIONARIOS E PROFESSORES

contato@escolasymphony.com.br