ONDE ESTAMOS

UNIDADE I (ARTES)

Rua: Cantagalo 1984 - Tatuapé

Telefone: 11 9 3152 6865

UNIDADE II (DANÇA)

Rua: Cantagalo 1778 - Tatuapé

Telefone: 11 9 3152 6865

CONTATO

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

contato@escolasymphony.com.br

OUVIDORIA

ouvidoria@escolasymphony.com.br

MARKETING E PARCERIAS
sntthiago@escolasymphony.com.br

TRABALHE CONOSCO/ FUNCIONARIOS E PROFESSORES

contato@escolasymphony.com.br

  • Leonardo Lima

7 Curiosidades sobre o Teatro


Stanislavski deixou como legado o mais importante sistema ensinar para as artes cênicas
O diretor pedagogo russo Konstantin Stanislavski sistematizou, no século XX, um método que permite aos atores acessar a sua segunda natureza, transformando-se organicamente no personagem interpretado. Atores como Jack Nicholson e Johnny Depp usaram o método para encarar grandes personagens de suas carreiras.Não se sabe ao certo qual foi a primeira peça teatral.

Nenhuma teoria sobre a origem do teatro pode ser comprovada, pois existem poucas evidências. Especulações afirmam que o primeiro evento similar ao teatro data de 2.500 AC no Egito Antigo e se trata de um diálogo sobre o mito de Osíris e Ísis.

“Merda” é o equivalente a “boa sorte”

Antes de entrar em cena, é comum que os profissionais desejem e agradeçam “merda” uns aos outros. Essa tradição está relacionada ao período Elisabetano (1558-1625) em que as pessoas iam de carruagem assistir às peças, portanto, quanto mais cavalos (e, consequentemente, suas necessidades fisiológicas), melhor.

O teatro é reflexão

O teatro é uma das mais reflexivas expressões artísticas existentes, justamente porque os atores precisam estar de corpo presente e em dialética com o público para despertar as distintas reações humanas, muitas vezes subversivas, perturbadoras e infames.

“Romeu e Julieta” é a peça de teatro mais famosa do mundo.

O clássico de William Shakespeare é o mais lembrado quando se fala em teatro em todo o mundo. Uma curiosidade sobre teatro: a peça não é apenas sobre uma história de amor impossível entre dois jovens, mas também sobre a razão filosófica e os prazeres mundanos. Já a peça mais montada é o clássico Hamlet, também de Shakespeare.

O teatro tem um dia só para ele

Em 27 de março é celebrado o Dia Mundial do Teatro. Essa efeméride foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro da Unesco e todo ano a data é celebrada junto com uma mensagem que reflete sobre essa forma de expressão artística.

O objetivo desse dia é incentivar governos, entidades e pessoas comuns a celebrar, seja por meio uma ida ao teatro, da recepção para os atores ou descobrindo curiosidades sobre teatro.

Existem mais de 1.200 teatros no Brasil

De acordo com o relatório Cultura em Números, do Ministério da Cultura, em 2010 a maior parte dos teatros se concentrava na região Sudeste, no eixo Rio-São Paulo. No entanto, todo o país conta com locais que são referência para essa arte, como o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas e o Teatro Ópera de Arame em Curitiba.

#teatro #curiosidadesteatro #Stanislavski

41 visualizações